Eram 12h; o sol estava a brilhar intensamente. Até os animais se protegiam, mas tu tinhas um evento para assistir e sair não te agradava. Em vez disso, abriste o teu MacBook, colocaste o teu headset de realidade aumentada e iniciaste sessão no metaverso como orador principal do evento.
Todos podiam ouvir-te como se estivesses fisicamente presente, as pessoas podiam abanar os teus avatares como se fosses tu e todos interagiam, aplaudiam e riam como se estivessem juntos – essa é a promessa do metaverso, fazer com que os seres humanos vivam para além das limitações físicas.
O metaverso são mundos digitais onde os avatares representam humanos para viver, interagir com os outros, fazer compras, aprender e participar em jogos e outras atividades de lazer. Além destes benefícios, o metaverso oferece oportunidades fantásticas de marketing e geração de receitas para marcas e startups.
Por exemplo, as marcas podem adquirir imóveis virtuais no Upland para promover os seus produtos a visitantes infinitos, construir uma loja virtual, alugar o seu espaço para gerar receitas, colocar os seus logótipos de marca na terra ou arrendar o terreno a outras marcas.
CONCEITO DO METAVERSO
Para além da tecnologia blockchain onde o Metaverso é desenvolvido, ele incorpora realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), avatares holográficos em 3D, computadores e telefones para teleportar o nosso mundo físico, incluindo riqueza, socialização, entretenimento e produtividade, para o mundo digital.
Assim, o conceito do metaverso é viver num mundo onde parece que estamos juntos, mesmo quando não estamos. O facto de o Facebook se ter rebrandado para Meta mostra que as grandes empresas de tecnologia também estão atentas às oportunidades do metaverso.
Os avanços tecnológicos estão a criar uma experiência imersiva com interações humanas melhores no espaço digital.
Este avanço está a liderar a mudança comportamental e, com uma maior dependência do espaço digital e infraestrutura, surgem uma infinidade de oportunidades a explorar.
No entanto, muitas marcas que já ouviram falar do metaverso têm dificuldade em compreender as oportunidades, especialmente para promover a sua marca e envolver o público. Por isso, aqui estão as oportunidades para as marcas no metaverso.
Oportunidades para as marcas no metaverso
Muitas marcas têm aderido ao metaverso com a visão de abrir um novo canal de comunicação para melhor envolvimento da marca, especialmente com a Geração Z, considerada os futuros clientes. A interoperabilidade de diferentes plataformas do metaverso permite-te comprar um item virtual de uma plataforma para outra. As NFTs também proporcionam um meio para as marcas melhorarem o envolvimento e incentivarem os clientes, ao mesmo tempo que servem como certificados digitais para ativos do mundo real. Mas quais são as verdadeiras oportunidades do metaverso?
Melhorar o envolvimento e a consciência da marca
Os jogos são atualmente a indústria que lidera a carga do metaverso e é aquela em que as marcas podem aproveitar para impulsionar o envolvimento.
Através dos jogos, as marcas podem proporcionar aos clientes uma experiência imersiva sobre as suas próprias marcas. Por exemplo, a Nike associou-se ao Roblox para criar o Nikeland, onde os utilizadores podem participar com amigos em jogos como “apanhada” ou “dodgeball”. Muitas marcas criam jogos de vídeo no metaverso, onde os jogadores aprendem mais sobre as marcas e recolhem itens digitais colecionáveis. Esses itens colecionáveis podem ser trocados por dinheiro ou vendidos. Além disso, marcas como a Ferrari estão a criar réplicas digitais dos seus carros para permitir que os clientes participem em corridas virtuais. Todas estas iniciativas irão promover a consciencialização e o envolvimento das marcas.
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Participar em eventos especiais
Um evento especial é uma alavanca para as marcas levarem a sua campanha de marketing aos olhos de muitos. As marcas podem tirar partido de eventos virtuais num ambiente global para mostrar os seus produtos, serviços e parcerias a um público global, especialmente se não tiverem os recursos para criar o seu próprio metaverso. Por exemplo, o Fortnite organizou inúmeros eventos musicais virtuais, como estreias e concertos, que contaram com a participação de muitas marcas. Outro exemplo é a Warner Bros, que lançou uma festa virtual no Roblox como preparação e sensibilização para o lançamento do filme In the Heights.
Oportunidades de marketing
As marcas envolvem o seu público com a mentalidade de o converter em clientes, pelo que as recordações, os logótipos e outros bens menores podem fazer maravilhas. Por exemplo, a Coca-Cola leiloou as suas recordações como NFTs; a Balenciaga tem uma boutique virtual no Fortnite para vender picaretas e mochilas de marca. Além disso, a Nike está a vender calçado, vestuário e acessórios virtuais em Nikeland. Por conseguinte, não há limites para as oportunidades de comércio electrónico no metaverso, com as lojas virtuais a liderar entre as oportunidades; isto fez com que a Walmart e a Amazon anunciassem planos para se aventurarem no metaverso.
Vender bens virtuais
Em 2021, nas plataformas de jogos, foram gastos mais de 100 mil milhões de dólares em bens virtuais, aproximadamente o mesmo montante que o pacote de recuperação da economia da Califórnia. Com os bens virtuais, não há custos de transporte, fabrico ou outros custos associados aos bens físicos. As marcas que vendem avatares, actualizações e gémeos virtuais de produtos físicos têm agora oportunidades de comercializar os seus grupos.
Os artigos virtuais são também uma oportunidade para os artistas, as marcas de entretenimento, as equipas de futebol e outros venderem bens do jogo, música, vídeo e coleccionáveis digitais para obterem mais receitas.
Acesso VIP a marcas através de NFTs
Uma das maiores rupturas da tecnologia blockchain são os NFTs. Os tokens não fungíveis podem ser certificados de propriedade de bens físicos, incluindo imóveis e arte digital. As marcas agora usam NFTs para oferecer acesso VIP. Quando uma marca lança um novo produto ou deseja realizar um evento exclusivo, as marcas podem vender NFTs especiais para fornecer aos clientes acesso exclusivo aos NFTs. Estes NFTs podem servir como bilhetes para eventos virtuais onde os clientes podem ter uma palavra a dizer sobre a concepção de novos produtos. Os NFTs também podem ser um bilhete para DAO – organizações autónomas descentralizadas onde os indivíduos têm direitos na direção da marca.
Showrooms virtuais
Além de vender produtos virtuais em mundos digitais, o mundo virtual permite que as marcas mostrem seus produtos e outros ativos importantes por meio de showrooms virtuais. Um showroom virtual proporciona uma forma aprofundada de mostrar os produtos aos clientes antes da compra. Antes de comprar um produto não visto ou não testado, os consumidores podem interagir com os produtos; experimentar os seus avatares para ver como se adaptam. Curiosamente, os showrooms virtuais reduzem a taxa de boas devoluções e criam um fosso entre as compras em linha e as compras presenciais.
Personalização de produtos
O que é melhor do que um produto que se adapta perfeitamente a uma casa ou à pessoa a quem o produto se destina? O Metaverse permite personalizadores e configuradores de produtos; os utilizadores podem aproveitar estas demonstrações ao vivo para personalizar os seus produtos, como óculos de sol, com especificações perfeitas. Por conseguinte, os utilizadores também podem experimentar o produto para verem como este se adapta perfeitamente.
Conclusão
As oportunidades no metaverso e no mundo digital para as marcas são numerosas, não havendo uma única forma de usufruir dos seus excitantes benefícios. Mesmo sem ser uma plataforma tecnológica gigante ou uma marca global, existe uma forma de aproveitar o metaverso em seu benefício.
Trabalhamos para clientes visionários que, com o nosso serviço de aconselhamento e consultoria, não só criarão produtos digitais inovadores e disruptivos, como também os ajudarão a imaginar novas realidades. As nossas áreas-chave incluem web3 e blockchain, estúdio de desenvolvimento, estratégias de negócio digital, gamificação e inovações de modelos de negócio.
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