A Internet entrou em frenesim quando a Constitution DAO angariou 47 milhões de dólares em Ethereum. O mesmo valor que as Escolas Públicas de Gloucester propuseram para o orçamento fiscal de 2023. Embora o DAO, com seus $ 47 milhões, tenha perdido a licitação da constituição dos EUA tradicionalmente leiloada pela Sotheby’s, foi o suficiente para direcionar as mentes para o que é uma organização autónoma descentralizada (DAO). Foi em 2021 que o DAO entrou no centro das atenções com mais de um milhão de membros em diferentes DAOs. Em 2021, os 20 principais DAOs valiam mais de US $ 14 biliões em ativos digitais, o equivalente ao valor que os legisladores dos EUA assinaram para a ajuda à Ucrânia em março.
Uma organização autónoma descentralizada é um modelo de governação utilizado em projectos descentralizados, DApps e fundos de investimento em criptomoedas.
Eles são conhecidos pela sua descentralização, transparência e contratos inteligentes auto-executáveis.
Além disso, o DAO ajuda a resolver problemas técnicos em organizações, como processos de votação e propostas.
Além disso, o investimento, a negociação de NFTs, a sustentabilidade e o empréstimo têm melhor eficiência com a estrutura dos DAOs.
Por exemplo, Jenny DAO é uma organização metaversa que fornece propriedade fracionária para NFTs. Em 2021, a DAO adquiriu a sua primeira compra de NFTs.
O que é uma DAO?
Numa organização tradicional, existe uma distribuição hierárquica do poder, desde os directores executivos até aos directores, gestores e afins. Na maior parte dos casos, os funcionários mais jovens não são envolvidos na tomada de decisões e apenas fazem sugestões – uma abordagem de gestão descendente.
Esta forma de governação reduz a confiança entre os membros. No entanto, a organização autónoma descentralizada (DAO) utiliza contratos inteligentes para automatizar processos e acordos.
Os contratos inteligentes automatizam todos os processos de uma DAO, permitindo que todos os membros confiem no processo.
Mais uma vez, a maioria dos membros de uma DAO vota em quaisquer sugestões e depende maioritariamente do crowdfunding com emissão de tokens.
Portanto, a DAO é governada pela comunidade – não por directores ou administradores.
Como é que uma DAO funciona?
Uma DAO não é criada por diversão; serve funções específicas através de indivíduos altamente entusiastas que implementam as suas missões através de contratos inteligentes. O quadro de missão implementado em contratos inteligentes é verificável e auditável por todos os membros da DAO; após este processo vem o desenvolvimento de tokens de governação através de contratos inteligentes para financiamento colectivo.
Outras etapas são a recepção de fundos e a organização da estrutura de governação. A recepção de fundos através da venda de tokens confere direitos aos investidores, categorizados de acordo com o seu investimento. Um investidor com um investimento mais elevado tem um direito de voto mais elevado. Depois disso, a DAO entra em funcionamento; alterar ou adicionar qualquer processo exigirá uma votação por consenso. Assim, a decisão da comunidade governa a DAO.
Os processos são resumidos a seguir:
- Estabelecer os objectivos do protocolo
- Obtenção de fundos através do lançamento de um token
- Lançamento do protocolo através de um contrato inteligente
Quais são as possibilidades de uma DAO?
A DAO oferece benefícios significativos para projectos de criptografia. O melhor é um contrato inteligente – um código na cadeia que automatiza as operações humanas. Além disso, o DAO é uma excelente ferramenta para organizações comunitárias, especialmente as anónimas.
A DAO é utilizado remotamente e os receios de confiar numa identidade desconhecida são eliminados com uma organização automatizada que garante a integridade.
A DAO é também mais barata de criar do que uma organização tradicional, devido ao custo de organização de equipas globais, sendo que um montante relativamente baixo é suficiente para criar uma.
A descentralização do poder e a responsabilização também tornam a DAO mais atrativa.
Benefícios das DAOs
Descentralização
A descentralização é a marca registrada de uma DAO, pois depende de decisões e resultados coletivos, e não de um indivíduo.
As empresas tradicionais de capital aberto contam com o CEO e outros membros do conselho para iniciar qualquer movimento na empresa.
Por conseguinte, os trabalhadores e os consumidores não têm voz activa.
Imagine que os consumidores têm problemas com um produto e não têm um canal directo para expressar as suas opiniões.
Esta é uma limitação das empresas tradicionais que o processo de votação, mesmo por parte dos utilizadores de uma DAO, elimina.
Democratizar o envolvimento
Democratiza o envolvimento, uma vez que as DAOs envolvem a comunidade globalmente para trabalhar em prol do resultado produtivo de um projecto.
Qualquer indivíduo em qualquer local pode entrar na web3 e participar no seu DAO desejado quando compra o token de governação de um DAO.
Isto aumenta o envolvimento de uma organização e confere um sentido de propriedade aos membros.
Uma participação no projecto
A descentralização e o envolvimento da comunidade são complementados por uma participação no projecto como parte dos benefícios de uma DAO.
Os direitos de voto por token de governação para influenciar o futuro de um projecto, o envolvimento e a partilha de receitas são participações num projecto DAO.
As limitações das DAO
Implicações regulamentares
As preocupações regulamentares representam um grande desafio para as DAO devido à ausência de regras definidas para a tributação e a gestão.
As DAOs já carregam o fardo de períodos alargados de transacção e votação porque todos precisam de ter uma palavra a dizer.
E como as DAOs não têm uma única unidade responsável por todas as decisões, a responsabilidade que ela proporciona por meio do blockchain fica comprometida.
Portanto, é difícil implementar regras e regulamentos para DAOs.
Vulnerabilidade do código
As DAOs dependem de contratos inteligentes para atender a todos os processos. No entanto, todo código é vulnerável, e as DAOs podem ser vítimas.
Assim, a principal vantagem de uma DAO pode ser um revés para o futuro do projecto se os códigos forem pirateados.
Gestão
A forma como as DAOs são geridas é outra reviravolta interessante no futuro de uma DAO.
O modelo de governação considera a opinião da maioria, o que pode fazer com que o projecto se alinhe com a opinião pública.
Mas o conluio com a comunidade ainda pode ocorrer.
Neste tópico sobre a gestão de DAOs estamos a trabalhar numa proposta para algumas DAOs implementarem para melhorar a gestão, o crescimento e a sustentabilidade da organização.
Fique atento e subscreva a nossa newsletter para estar a par do impacto da web3 no nosso futuro.
Desperdício de tempo em decisões triviais
Uma vez que muitas pessoas fazem parte de uma DAO e todos precisam de votar, o processo de votação é lento e atrasa as decisões.
Além disso, isto leva à lei de Parkinson, em que dedicamos muito tempo a tarefas menos importantes.
Este facto prejudica grandemente o tempo destinado às tarefas importantes.
Imagine que uma comunidade precisa de decidir qual a paleta de cores que deve utilizar para um projecto, enquanto deixa para depois decisões como a adopção do hidrogénio verde ou da energia solar.
Interesse humano
A DAO baseia-se em contratos inteligentes como um sistema automatizado para tomar conta de quase todas as decisões.
Este sistema automatizado carece de pensamento crítico – um factor em que o ser humano se destaca. Por conseguinte, os sistemas automatizados não conseguem ter um desempenho eficiente em situações não formais de gestão de projectos.
Requisitos de uma DAO
As DAOs mais bem sucedidas têm os seguintes requisitos para fazer uma lista curta.
- Objectivo: Uma DAO tem um projecto subjacente para o qual procura fundos e que executa. Sem um objectivo, não há DAO.
- Mecanismo de votação: um mecanismo de votação garante que as decisões são executadas depois de todos sugerirem ideias. Uma DAO pode criar um mecanismo de votação ou utilizar um terceiro.
- Token de governação e um sistema de partilha: Um token de governação pode também servir como um token de utilidade. Este sistema comprova os direitos dos membros da DAO. Como um token de utilidade, faz com que as pessoas reivindiquem o investimento da DAO.
- Comunidade: A DAO funciona com base em pessoas dispostas a aderir e a participar na governação da DAO – democratização do poder.
- Gestão de fundos: Uma DAO deve ter acesso à tesouraria ou ao crowdfunding, que é guardado numa carteira com várias assinaturas e será ratificado pelos membros antes de ser utilizado.
- Gestão: As pessoas que criam a DAO têm de implementar um sistema de gestão que melhore o desempenho da organização. Marque uma chamada com um dos nossos especialistas em gestão de DAO.
Tipos de DAOs
- Protocolo DAO: estes são DAOs principalmente para governação descentralizada de protocolos. Um exemplo é o Automated Market Maker (AMM), DAO, que utiliza protocolos de contratos inteligentes para oferecer serviços DeFi. Estes serviços incluem DEX e empréstimos.
- DAOs de filantropia: não são comuns como os DAOs de protocolo. Destinam-se principalmente a apoiar programas de filantropia e iniciativas de responsabilidade social. Exemplos de tais DAOs são o Big Green DAO, uma organização que se concentra em melhorar a produção de alimentos e o impacto dos alimentos nos climas.
- DAOs de coleccionadores: estas DAOs são criadas propositadamente para recolher fundos da comunidade para comprar NFTs e objectos de colecção. Também são conhecidos como NFT DAOs porque os membros coleccionam NFTs de elevado valor. Exemplos são Flamingo DAO.
- DAOs de investimento: como o nome indica, são DAOs com vários casos de uso para angariar investimentos para a organização. Esses DAOs funcionam como fundos de investimento tradicionais sem controle central. São DAOs de empreendimento porque o dinheiro angariado financia projetos cripto e web3.
- Grants DAOs: estes DAOs ajudam a financiar e a criar novos projectos no espaço DeFi. Aave Grants DAO é o primeiro deste tipo – um DAO orientado para a comunidade para gerar fundos para novas ideias que irão alimentar o Protocolo Aave. Da mesma forma, o Uniswap Grants DAO oferece fundos para tarefas de desenvolvimento de protocolo, como hackathons DeFi.
Outros tipos de DAOs são Entertainment, Media e Social DAOs.
O futuro das DAOs
As DAOs ainda estão em estágio inicial e muitos eventos estão por vir. Mas é certo dizer que elas vieram para ficar. Alguns aspectos dos negócios são melhor automatizados para obter respostas mais rápidas. Nesse sentido, organizações descentralizadas ajudarão a esclarecer quais aspectos das marcas e projetos devem ser codificados. Alguns opinam que os DAOs devem funcionar como a constituição dos Estados Unidos, que está acima dos agentes humanos, incluindo o presidente. Mas resta ver se as atividades humanas serão vistas como vantagens ou desvantagens para os DAOs.
Conclusão
As DAOs oferecem descentralização, democratização do poder, transparência e serviços automatizados por meio de contratos inteligentes. Os tipos de DAOs incluem Grants (financiamento), Protocols (protocolos), Social (redes sociais), Collector (colecionadores), Philanthropy (filantropia), Media (mídia) e Entertainment (entretenimento). Criar uma DAO e contratos inteligentes para seus projetos pode ser difícil, especialmente a tokenomics do token e outros detalhes técnicos.
Vamos construir juntos
Vamos conseguir!
Contacte-nos para explorar como projetar e criar uma boa tokenomics para o seu projeto.