Como é que o metaverso e a web3 podem fazer explodir o envolvimento dos fãs?

O estádio do Manchester United  tem uma capacidade de cerca de 76 000 lugares, que fica quase sempre cheio durante os jogos. No entanto, milhões de adeptos de todo o mundo confiam na conta da equipa nas redes sociais e nas plataformas de transmissão em directo para assistir aos jogos e ter uma ideia da experiência em Old Trafford.

Mas com a web3 e o metaverso, os adeptos podem assistir a jogos em directo com RV e RA, participar em conferências de imprensa com os seus avatares, assistir à revelação de novos jogadores, participar em sessões de treino através de avatares e comprar produtos da equipa.

Estas são algumas das promessas da web3 e do metaverso para aumentar o envolvimento dos adeptos.

A oportunidade

Na indústria tradicional do entretenimento e dos media, a comunicação é unidireccional, o que torna os fãs passivos – compram produtos licenciados sem participar na tomada de decisões ou influenciar a marca. Apesar deste desafio, a indústria global do entretenimento e dos meios de comunicação está avaliada em 2,1 biliões de dólares, enquanto a oportunidade de marketing dos fãs está avaliada em 13,8 biliões de dólares.

Este crescimento não significa nada para o público da Geração Z, que pretende um maior envolvimento em relação à narrativa tradicional da marca. Além disso, querem fazer parte da comunidade da marca.

As marcas são limitadas em estratégias de geração de receita – dependendo principalmente de vendas e publicidade. Mas com a blockchain, há benefícios sem precedentes para as marcas e para os fãs, que podem fazer com que todos participem na tomada de decisões. A cadeia de blocos também abre caminho para a criação de melhores plataformas de envolvimento dos fãs através de NFTs, fichas de marca e DAPP, entre outros.

 

Como o metaverso e a Web fazem explodir o envolvimento dos fãs

Melhor experiência de visualização

O metaverso proporciona uma melhor experiência de visualização para os fãs de futebol e entretenimento. A PRNewswire prevê que o tamanho do mercado do metaverso atingirá US$ 824,53 bilhões até 2030. Muitas empresas estão a criar o envolvimento dos fãs através de eventos e conferências virtuais; isto chegará à indústria do desporto. Além disso, o metaverso fornece uma plataforma para os atletas treinarem em realidade virtual e torna o desporto mais próximo dos fãs em todo o mundo.

 

Maior envolvimento da marca

A Web3 e o metaverso aumentarão o envolvimento dos fãs com o desporto e o entretenimento através da interacção em tempo real com os outros. A interacção em tempo real constituirá uma revolução em relação ao passado, em que os adeptos assistiam a um jogo na televisão e utilizavam as redes sociais para discutir. Agora, os adeptos vão conversar uns com os outros durante um jogo e partilhar entusiasmo e preocupações sobre o jogo. Além disso, os adeptos podem criar avatares e explorar o estádio e a sala de eventos para concertos.

 

 

Participar em torneios

Os fãs podem criar os seus avatares no metaverso e participar em inúmeros eventos organizados pelas suas marcas e outras organizações. Assim, é possível iniciar sessão na plataforma do metaverso e participar em inúmeros torneios – desporto, música, jogos e outros. Este caso de utilização serve como uma oportunidade para conhecer novas pessoas, aprender novas línguas e conceitos e competir num ambiente divertido e emocionante. Um exemplo é o Qatar que acolhe o primeiro torneio de jogos FIFA no metaverso com um prémio total de 25 000 dólares.

 

Fluxo de receitas novo ou adicional

O metaverso e a web3 criam outro fluxo de receitas para a indústria do desporto e do entretenimento através de NFT e plataformas virtuais que oferecem experiências de utilizador exclusivas e sem precedentes. Esta experiência inclui acesso aos bastidores e acesso VIP aos programas, entre outros. É interessante notar que os utilizadores estão dispostos a gastar o seu dinheiro em experiências que valem a pena, proporcionando às empresas meios para gerar receitas adicionais. Este facto aumentou a popularidade dos desportos electrónicos para 29,6 milhões de espectadores mensais só nos Estados Unidos.

Devido à constante saturação de conteúdos e à fragmentação do panorama mediático, é necessário conquistar a atenção das novas gerações. Um exemplo da solução é a parceria entre o Manchester City e a Sony para construir um gémeo digital do Estádio Etihad. O estádio permitirá que os adeptos se envolvam e consumam conteúdos que são impossíveis no mundo físico. Por conseguinte, uma sinergia entre a base de adeptos local e global proporcionará uma melhor experiência aos adeptos do que a que é actualmente possível obter.

 

Gerar tráfego para as marcas.

A maioria das plataformas de envolvimento dos fãs oferece jogos ou clubes para os fãs participarem nas actividades da marca. No entanto, depois de se envolverem na plataforma, os adeptos permanecem na plataforma, o que não se traduz em tráfego para as organizações. A web3 assegura que os adeptos se envolvem directamente com a organização através da venda de mercadorias, votando nas decisões da organização, ou NFTs para eventos virtuais.

 

Governação da marca

Com a web3 e o metaverso, os fãs têm uma palavra a dizer na governação das suas marcas favoritas ao possuírem o token da marca. As decisões são transparentes e imutáveis, uma vez que são registadas num livro-razão distribuído. Além disso, a proliferação de métodos de governação do tipo DAO criará uma comunidade de fãs mais autónoma, incluindo propostas de fãs e cofre. No entanto, um caso de uso de token de marca vai além da votação apenas; o token é benéfico em concursos, ligas, shows de talentos e torneios.

 

Comerciante NFT de marca

Os comerciantes raros de NFT de marca para os detentores de tokens de organização podem servir como um distintivo de identidade, objectos de colecção e outros meios de beneficiar das marcas. Por exemplo, os recursos IP podem ser transformados em comerciantes NFT como casos de utilização adicionais de tokens de marca.

 

Melhor sistema de recompensas

O Metaverse revoluciona o sistema de recompensas para um nível totalmente novo. Os anunciantes, patrocinadores de marcas e marcas podem utilizar o metaverso para entreter e envolver os fãs, aumentando simultaneamente a monetização. Por exemplo, o modelo de receitas dos anúncios de algumas marcas atribui uma percentagem aos fãs que vêem o anúncio em vídeo. Este é um modelo melhor do que os anúncios tradicionais e pop-up que os fãs vêem à força nas redes sociais.

 

O que é necessário para melhorar a experiência dos fãs no metaverso e na web3?

O potencial das marcas para promover o envolvimento é grande, embora com alguns problemas. Por exemplo, ao contrário do Facebook, YouTube, TikTok e outras plataformas de redes sociais que os utilizadores comuns podem utilizar, muitos não estão familiarizados com a web3, o metaverso e os mercados NFT. Por conseguinte, são necessários os seguintes elementos para aumentar o envolvimento dos fãs no metaverso e na web3.

  • Fornecer às marcas, ligas desportivas e detentores de direitos as ferramentas certas para executar estes projectos. Minimizar a codificação e as construções à medida.
  • Facilitar às marcas a criação, a distribuição e o controlo dos NFTs.
  • Facilitar aos fãs a recolha, resgate e partilha de NFTs.
  • Integrar marcas e fãs na web3 de forma simples e segura.

 

Conclusão

O envolvimento dos adeptos do desporto atingirá um novo patamar sem precedentes através de NFTs, melhores modelos de receitas, fichas de governação, participação em torneios e outros. Mas isso só será possível quando for mais fácil integrar as pessoas no espaço web3, mais fácil criar e resgatar NFTs e reduzir a codificação com a interface de usuário de arrastar e soltar. Todos estes são problemas que a Bitsapiens pode resolver para si.

 

Não perca esta oportunidade de explorar essa nova onda e todo o seu potencial. Entre em contato conosco para explorar o seu negócio na web3.

Vamos construir juntos!

Vamos conseguir!

Contacte-nos para explorar como projetar e criar uma boa tokenomics para o seu projeto.